segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Amor Concreto (primeiro romance em editora)

"Amor Concreto" (Editora Ideia - João Pessoa) foi um romance escrito em menos de três meses (foi simplesmente um turbilhão de inspiração que eu tive). Rafael Martins era um rico empresário da construção civil, casado com Camila, pai de dois filhos (Patrícia e Maurício). Homem infeliz e amrgurado, em um certo dia de sua vida, resolveu "virar a mesa". Foi a um botequim de beira de estrada e começou a beber uma cerveja. Lá, com um amigo de infância (Pedro Matias) que reencontrou no botequim e o seu motorista particular (Geraldo) planejou sua própria "morte". Morria Rafael Martins e renascia o irresponsável Rafinha de Riacho Forte (cidade fictícia). O seu retorno a Riacho Forte reacendeu sua paixão por Glorinha (namoradinha de infância) e a volta da felicidade perdida. Capa linda produzida por Luciana Fonseca de Oliveira e prefácio  maravilhoso do então Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Jáder Nunes de Oliveira. Amor Concreto foi publicado no ano de 1998 (eu tinha vinte e três anos de idade).






VIDA NOVA

"É um privilégio poder saudar um valor emergente na arte da escrita, num tempo em que a maioria dos jovens se deixa fascinar e aprisionar nas malhas da comunicação imediata e massificante da mídia visual e auditiva, que tem no vídeo-clip o seu veículo mais sedutor. É um privilégio, repito, e uma esperança. Esperança de jovens leitores, como o autor, sejam convertidos ao hábito da boa leitura, isto é, de toda leitura.



Amor Concreto é o texto de Bruce Fernandes, professor de língua portuguesa, que consegue transpor todos os limites para especular as angústias existenciais de um homem maduro que sofre as conseqüências de sua adesão ao jogo capitalista. Com uma solução utópica, o doutor Rafael Martins, personagem central da narrativa, renuncia aos privilégios alçados por vias mais das vezes ilícitas e faz um caminho de volta à sua humanidade perdida, sob o nome carinhoso de Rafinha. E essa condição humana é recuperada no reencontro com sua cidade de origem, sua gente de origem, seu amor de origem. E desse reencontro com o imaginário nasce um novo homem, mais humilde, mais feliz.


É, pois, sobre a possibilidade de construção de uma nova vida, que nos fala o texto de Bruce Fernandes. E é com prazer que lemos, não só pelas qualidades da narrativa, surpreendentes a cada página. Mas principalmente, pela certeza de que assistimos ao nascimento de uma vida nova para o mundo da escrita. Parabéns, Bruce Fernandes. Que seu livro sirva de estímulo a outros jovens que sentem a vocação literária. E que, sobretudo, sirva de incentivo aos autônomos semelhantes ao doutor Rafael Martins a tomarem o caminho de volta ao Rafinha que espera renascer dentro de cada um de nós."






Jáder Nunes de Oliveira


Reitor da Universidade Federal da Paraíba por oito anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário