terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reportagens de jornal sobre "Reticências"




Mais um jovem escritor está surgindo na cidade: Bruce Cavalcanti Fernandes. Ele lança hoje, às 18h, na Biblioteca Ablardo da Hora (Colégio Pio X - Praça da Independência), Reticências - um livro que narra momentos de sua vida. Em Reticências, Bruce cavalcanti Fernandes apresenta um texto que se destaca pela ambientação e descrição de lugares, sobretudo na Capital e praias da Paraíba.




(JORNAL O NORTE)

***



O jovem Bruce Cavalcanti Fernandes estará fazendo o lançamento do livro "Reticências", de sua autoria, na Biblioteca do Colégio Pio X, no próximo dia 17, às 18h.



(JORNAL O NORTE)

***


Mais um nome surgiu no panorama literário da paraíba. refiro-me ao jovem escritor Bruce Cavalcanti Fernandes que lançou na Biblioteca do Colégio PioX o seu primeiro livro de prosa RETICÊNCIAS, o qual foi bastante prestigiado por um numeroso público. A apresentação foi feita pela romancista Andrea Fernandes Nunes, por sinal bastante aplaudida pelos presentes.
O livro em pauta revela as suas emoções e o seu encantamento do cotidiano das pessoas, dos seus sonhos, da praia de Jacumã, sempre com sua abalizada pena, que por sinal prende o leitor com o seu diálogo. A leitura dos seus textos são interessantes pela expressividade de seu talento. O seu canto está sempre se renovando num estilo ímpar e afaga com segurança o seu excelente trabalho, cultivando expressão, que se mostra flexível em sua riqueza literária. Em cada texto, ele deixa um punhado de estórias que deixa o leitor encantado. Adianto que achei interessante a sua maneira simples de expressar, através dos seus escritos. Por outro lado, o leitor encontra um bom trabalho em prosa e o seu estilo é agradável. Cada uma de suas narrativas mostra um ecritor que prende o leitor com o seu ofício. Talento ele possui demais. O seu livro RETICÊNCIAS é uma prova. Para os interessados, já se encontra em nossas livrarias o livro em pauta. Entre as livrarias, cito a do Bartolomeu e a do Sr Luis e tantas outra. Bruce Cavalcanti Fernandes merece ser mais lido e mais divulgado, pois o escritor tem talento e merece os nossos aplausos.



(JORNAL O COMBATE)

***




"Reticências" - um livro que vai dar o que sonhar - do autor Bruce Cavalcanti Fernandes, será lançado amanhã, às 18h, no hall da Biblioteca Aberlado da Hora, no centro cultural Marista do Colégio Pio X. A apresentação da obra é da advogada, teatróloga e escritora Andrea Fernandes Martins Nunes. Capa e ilustrações de Ilduara Valéria Sidrin Figueiredo.



O livro de caráter inovador tem características autobiográficas, com preocupação da narrativa - dissertativa e regional do jornalismo ambientalizado. Após o lançamento, estará a venda na livraria do Manaíra Shpping. O livro está dividido em 18 capítulos, sendo uma autobiogrfia, com personagens reais que vivem em João Pessoa. O nome das pessoas foram trocados para dar uma essência de ficção, e conta a história de um menino que veraneia durante 10 anos numa praia encantada (Jacumã). A história surgiu de uma brincadeira. O livro começa com uma gravura de uma menino dormindo. É como se fosse um sonho. No final, o autor pergunta se as pessoas sabem distinguir um sonho da realidade. Mas a intenção geral é descansar a mente e desopilar. Bruce Cavalcanti Fernandes nasceu numa família que respira cultura e vive cercado de escritores, poetas...O pai, Joaquim Fernandes, é professor universitário da UFPB, da cadeira de Anatomia, inclusive já escreveu um livro chamado "Anatomia Odontológica", alcançando muita repercussão na área. Um dos tios, Carlos Fernandes, é médico, mas escreve peças de teatro. Um outro tio, Francisco Fernandes é poeta. A prima, Andrea Fernandes, escritora do livro "Papel Crepom", é advogada e teatróloga. A mãe Maria Aparecida é odontóloga. O jovem escritor tem 18 anos de idade, é natural de João Pessoa. Faz teatro desde os 6 anos de idade, quando trabalhou na peça "O Mágico de OZ", dirigida pela atriz Anunciada Fernandes. Pretende ingressar sério na letras, artes e jornalismo. Quando garotinho escreveu o livro "O Índio", E aos 11 anos, "Turma da Lalá". Mas Reticências é a sua 1ª obra ao público-leitor. O escritor está terminando de escrever o romance: "O Tapete Persa" (que eu mudei o título para "Marcella") que será lançado em breve. Na redação, o escritor da literatura infanto-juvenil conversou sobre temas:


Cultura paraibana - O público da terra tem que adquirir consciência de que aqui se faz coisa boa. Temos que acabar com a ideia que só se faz cultura no Rio e São Paulo, para podermos ir em frente.


Juvantude brasileira - Tem sede de mudanças. O "Fora Collor", mostrou isso. Não é uma juventude louca, nem alienada. Os adultos é que são. O exemplo mais recente é o massacre da Candelária.


Violência contra a juventude - A questão tem essência na política de rendas mal administradas. Precisamos mudar a cara do Brasil e colocar gente nova no poder. Estamos sem opção para votar e cheios de Maluf, Brizola...as mesmas pessoas fazendo campanha no rádio e TV. O povo está viciados com os germes e quer mudanças profundas. Mas no entanto, fica acomodado.


Autor preferido - Machado de Assis e José Lins do Rego. Me inspirando no último para as ideias.


Reticências - representa uma coisa sem fim. Uma continuação. Mostrando que o sonho não acabou e não acaba nunca.


Artes - É bom. mas não dá grana. Não é prestigiada. Menosprezada. Tendo valor apenas o que vem de fora. Na Paraíba, se faz muita coisa boa em termos de literatura, teatro, artes, enfim. Mas "Vau da Sarapalha" precisou sair de João Pessoa para ter sucesso e ser reconhecida em casa. Lidando com teatro desde pequeno, sinto que o povo só dá valor ao que vem de fora. O público paraibano tem que adquirir consciência de que temos cultura.


Música - Curto Elis Regina, música baiana, as letras do Chico e Caetano. Sou fã da apresentadora Angélica. Não gosto de música internacional. Por isso, não tenho nenhum ídolo estrangeiro. Quando toca no rádio música estrangeira, mudo a estação. Sou louco por novelas, no que representa o lado das autorias. O desenrolar dos fatos e interpretação dos artistas. Na coisa de música, sou muito brasileiro.


Filmes - me amarro nos românticos. Não gosto de faroeste. Nem de ficção científica. Detesto! Prefiro os filmes de terror, porque dão mais sensação.


Atores preferidos - Glória Pires, Fernanda Montenegro, Tony Ramos, que é um mutante, faz bem todo os papéis. Contracenando com jovens como Maitê Proença, Isabela Garcia e as mais maduras. Ficando bem em qualquer papel.






(JORNAL O NORTE)













Sem comentários:

Enviar um comentário