segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Marcella

"No meio de tanto vício e tanta corrupção escondidos na literatura dos nossos dias "Marcella" é uma obra limpa e austera, com dignidade e equilíbrio para honrar seu jovem autor, que criando a estória de Marcella, perdida no tempo, narra com muita simplicidade, que lhe é peculiar, os sofrimentos, as decepções, as angústias, enfim, os transtornos de um amor proibido. Este livro foi escrito com o coração; não há divagações teóricas, nem especulações sistemáticas sobre o porquê dos acontecimentos humanos. As conclusões são deixadas ao leitor, indiferente de idade, cor, crença, estado social - e, com especialidade, aos pais - que lendo a obra, nunca mais será esquecida."

WAKÍRIO ALEXANDRE GADELHA (técnico em Comunicação Social)
                                                             ***
"Desde Aristóteles, o personagem de ficção sempre foi motivo de muitas pesquisas, críticas e ensaios. Estabelecer a relação entre o personagem e o enredo, isto é, entre a natural complexidade humana, em intenso processo evolutivo como "Marcella", e a ação requer domínio técnico e qualidade de escritor. Ainda mais quando se narra na primeira pessoa e sem qualquer concepção apriorística das metamorfoses psicológicas de Marcella. Está de parabéns, Bruce."

CARLOS MARTINS (médico e teatrólogo)
                                                             ***
"Uma das páginas mais surpreendentes para mim, deste livro encantador, pelo alto grau de dramaticidade, é a que inicia desta maneira: "Não vai haver mais casamento, vão todos embora". E o que é mais incrível, o leitor, envolvido como está com tudo o que acontece àquela inesperada cena, até aquele momento, ele pode até desconfiar que algo poderá acontecer, mas não daquela forma e porquê. Daí por diante, os acontecimentos se precipitam com tantas outras surpresas que tornará o leitor preso ao livro até o final."

ANUNCIADA FERNANDES (atriz e diretora teatral)


Marcella foi o meu segundo romance ao público leitor. Comecei a ser reconhecido em João Pessoa pela minha capacidade de criar situações e personagens marcantes. Ah! Foi com "Marcella" que verdadeiramente comecei a me sentir escritor de verdade. Foi com "Marcella" que me apaixonei definitivamente pelo ofício de escritor. SE POR UM ACASO O DESTINO LHE SEPARASSE DO SEU GRANDE AMOR, O QUE VOCÊ FARIA? "Marcella" foi publicado em 1995. Eu tinha vinte aninhos apenas.




SONETO PARA MARCELLA



QUAL UMA FLOR DESABROCHANDO
EM UM JARDIM DE MUITOS ESPINHOS,
ESSA MULHER FOI AVANÇANDO
SEGUINDO SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS.

O QUE  ME CAUSOU ESSA CRIATURA?
ABRIU EM MIM UMA AVENIDA!
TORNOU-ME A SUA LEITURA
UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA.

EM CADA PÁGINA, EM CADA CENA,
NA INOCÊNCIA DE MARIA CÉLIA
OU NA FRIEZA DE MARCELLA.

COMO A BELEZA DA AÇUCENA
E A RESISTÊNCIA DA BROMÉLIA,
NENHUMA MULHER FOI TÃO BELA.

Francisco Fernandes (poeta)



Sem comentários:

Enviar um comentário