segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Asilo das Lembranças

"Asilo das Lembranças" (Editora Ideia - João Pessoa - PB) é o meu quarto romance. Lancei no ano de 2002, aos vinte e oito anos de idade. É uma história rural que se passa na cidade fictícia de Barro Santo. Quem se deparar com o livro, calma! O final é simplesmente SURPREENDENTE!!!!!!!




                                                                  PREFÁCIO

Quando comecei a ler "Asilo das Lembranças", a primeira impressão que tive é que aquela leitura seria agradável. Mas qual a minha surpresa quando, ao final, pude perceber que além de agradável, ela foi também útil e tremendamente prazerosa. Contando a história de personagens que bem poderiam fazer parte de nosso cotidiano, o livro tem uma linguegem única, como se realmente estivéssemos tomando o chá e ouvindo o personagem Pompeu narrar sua vida.
Quem de nós já não caiu nessas armadilhas que o destino nos prega, nos levando por caminhos nunca antes imaginados?
Todos paramos em algum momento para nos perguntar se o rumo dado a nossa vida é realmente o melhor, o mias correto, o mais sensato. E é assim, viajando e acompanhando passo a passo os desafios apresentados aos personagens, que "Asilo da Lembranças" consegue prender a atenção do leitor da primeira a última página.
A ideia de narrar os fatos através de uma conversa entre dois personagens é interessantíssima. Além de tornar a leitura bastante ágil, ela nos permite usar ainda mais a imaginação para prever o desenrolar dos acontecimentos.
Bruce já havia demonstrado bastante criatividade e dom literário em suas outras publicações. Mas em "Asilo das Lembranças" ele realmente confirma isso. O livro traz também o mérito de nos levar a uma Paraíba ainda em construção, no século retrasado, quando tudo ainda era difícil, quando o povo ainda vivia basicamente da agricultura, os municípios começavam a nascer. Com o livro, o autor nos mostra um pouco da história do Brasil.
Mas "Asilo da Lembranças" é também um belo exemplar de um típico Romance. A história dos amores e desencontros narrados no livro nada mais são do que espelhos da vida real. Daqueles que mostram a verdade mesmo que ela seja difícil de ser assimilada.
O desenrolar da história tem um final surpreendente, mas bastante lógico, o que dá a toda obra um sentido fundamental
E é assim, demonstrando a realidade através de seus personagens, que Bruce desponta como uma grande revelação da literatura paraibana. "Asilo da Lembranças" merece ser lido por pessoas de todas as idades. Afinal, os assuntos que são mencionados nele, como amor, sofrimento, alegrias, realizãçõs, todo mundo já passou ou vai passar um dia.

DÉBORA CRISTINA BARBOSA (JORNALISTA)

Sem comentários:

Enviar um comentário